PT

EN

Favoritos, Tech

Sistema de gestão: 4 opções para personal shoppers e redirecionadores

Sistemas de gestão para personal shopper: World Borderless, BoxControl, SolutionsBox e PS Place. Qual o melhor?

Conteúdo

A era digital transformou diversos negócios em diferentes indústrias e quem utiliza ferramentas digitais na sua empresa sai na frente da concorrência. O mercado de personal shopper e redirecionamento não é diferente. Profissionais do setor têm diversas soluções como World Borderless, BoxControl, SolutionsBox e PS Place, à disposição para ajudar na operação do dia a dia.

Mesmo assim, vejo que muitos profissionais hesitam em ter um sistema de gestão por desconhecimento, receio de fazer um investimento sem ter a certeza do retorno ou mesmo falta de tempo para olhar as soluções.

Pensando nisso, escrevi esse artigo onde conversei com as 4 principais empresas do mercado para entender o que cada uma oferece e como elas podem ajudar no seu negócio.

 

World Borderless

https://www.worldborderless.com.br/

A World Borderless é hoje uma das principais plataformas do mercado e atua com personal shoppers e redirecionadores bem estabelecidos.

Apesar de já ser um sistema bem completo, é comum ver clientes e parceiros da World Borderless compartilhando e agradecendo novas funcionalidades implementadas na plataforma.

Tive a oportunidade de conversar com o Matheus, fundador da empresa, no episódio 04 do Glincast e ele falou sobre como um sistema com o dele pode ajudar a sua vida.

Todos os planos da World Borderless oferecem um site institucional e uma loja virtual para o seu negócio, além da licença do sistema. Um diferencial em relação aos concorrentes é que tanto o site quanto o sistema de redirecionamento são customizados com as cores da sua marca. Além disso, ele configura contas de e-mail profissional para o seu negócio.

O sistema permite cadastrar todos os seus serviços de personal shopper (grupo de compras, assessoria em compras, por exemplo) e também os serviços extras associados aos envios, como teste de celular, reforço de caixas, por exemplo.



    A melhor plataforma para você
    Receber Pagamentos do Brasil

    5 motivos para começar a usar o Glinpay hoje:
    • Sistema gratuito: Você não paga nada para receber com a Glin

    • Agilidade: Seu dinheiro na sua conta em 1 dia útil

    • Melhores taxas para seu cliente: Utilizamos o dólar comercial como referência. Seu cliente economiza de 7%-10% em relação ao cartão de crédito internacional

    • Facilidade: Aprovamos o seu cadastro na plataforma em 2 dias (Não precisa ter empresa aberta)

    • Praticidade: Seu cliente paga parcelado em até 12x no cartão (nacional ou internacional) ou à vista no PIX

    Veja como funciona

    Na parte de gestão do seu negócio, o sistema emite invoices de todos os serviços realizados e gera relatórios de acompanhamento. Uma outra funcionalidade é a possibilidade de incluir os seus Termos de uso. Nele você pode definir claramente suas responsabilidades na prestação dos serviços e se resguardar de eventuais divergências com seus clientes.

    Ao realizar o cadastro na plataforma, o seu cliente recebe automaticamente um número de suíte e pode enviar suas compras para o seu endereço ou mesmo contratar qualquer outro serviço que você tenha cadastrado de forma automática. Isso dá autonomia para clientes que são mais familiarizados com sistemas e interfaces de internet.

    Para inclusão de créditos na plataforma, a World Borderless está integrada com 6 plataformas de pagamento, entre eles Glin, Paypal, CambioReal, Parcelow, ParceladoUSA e WeCambio e o cliente consegue fazer tudo por conta própria.

    Na hora de fazer o envio das caixas para o Brasil, o cliente também consegue se resolver sozinho: simular o valor do frete, solicitar o envio das caixas, contratar serviços extras e preencher a declaração aduaneira. Uma funcionalidade que está em desenvolvimento na plataforma é a possibilidade de acompanhar os códigos de rastreio por dentro da plataforma.

    O sistema está conectado com 9 transportadoras (W-Express, LFM, ABC Packet, Home Delivery, Pacote Fácil, World Class Parcel, VIP Parcel, Sky Postal e Go Log) e emite etiquetas de envio sempre que um cliente pede o envio da caixa.

    A plataforma também conta com um programa de afiliados para bonificar seus clientes que indicam os seus serviços. É possível também criar cupons de desconto para realizar campanhas com seus clientes.

    Para simplificar os grupos de compra, a World Borderless conta com um robô no Telegram para capturar os pedidos e está trabalhando na melhoria dessa funcionalidade.

    Os planos se diferenciam pelo tempo de contratação, onde o mensal custa USD200/mês, o semestral USD180/mês e o anual USD160/mês. Todos eles oferecem os mesmos benefícios, com exceção do anual que oferece uma migração gratuita caso você utilize outro sistema. Segundo a empresa, novos planos estão sendo formatados.

    O tempo de setup para um novo parceiro é de 5 dias úteis após o preenchimento do questionário inicial.

    Na nossa avaliação o sistema é bem completo e você não vai errar em escolher a plataforma.

    Como pontos positivos destacamos a customização dada pela plataforma a cada cliente, a quantidade de funcionalidades e integrações com processadores de pagamentos e transportadoras.

    Além disso, comparando o preço do plano anual (USD160/mês) com o preço do plano Enterprise (USD200/mês) da BoxControl a World Borderless é mais barata.

    Como ponto de atenção, acho que a plataforma é mais indicada para personal shoppers e rediorecionadores já estabelecidos. Se você não precisa de tanta funcionalidade, como site ou loja, por exemplo, existem soluções no mercado com um investimento menor.

     

    BoxControl

    https://boxcontrol.ideainfo.com.br/

    Com mais de 650 clientes em 9 países, a BoxControl é sem dúvida uma das grandes referências no mercado.

    Ela apresenta maior variedade de planos do que seus concorrentes, atendendo desde profissionais iniciantes até personal shoppers com milhares de clientes. O sistema conta ainda com versões em 3 línguas (Português, Espanhol e Inglês).

    O plano de entrada é exclusivo para grupos de compras e tem um custo bem acessível: apenas USD29/mês.

    Além do plano para os grupos de compras, a empresa oferece outras 3 opções:

    • Pequeno (USD99/mês) — apenas sistema de redirecionamento,
    • Médio (USD149/mês) — sistema de redirecionamento + loja ou site institucional (o cliente escolhe o que ele quer),
    • Grande (USD199/mês) — sistema de redirecionamento + loja + site institucional.

    Todas as opções acima incluem o módulo do grupo de compras integrado com interface no Whatsapp, Telegram e área do cliente. A migração, caso você trabalhe com outra plataforma, é sem custo e você ainda conta com um período de testes de 7 dias gratuitos para testar qualquer plano.

    É possível cadastrar todos os seus serviços de personal shopper e também os extras como retirada da embalagem ou etiquetas, por exemplo. O sistema conta com uma seção para cadastro dos seus Termos de uso e você ainda consegue montar um FAQ para tirar dúvidas dos seus clientes.

    A interface é bastante amigável e intuitiva. Assim que realiza o cadastro, o seu cliente recebe a numeração da suíte automaticamente pelo sistema. Ele pode inserir créditos ou pagar pelos serviços na sua área logada. O sistema conta com 6 soluções de pagamento (Glin, Paypal, CâmbioReal, Parcelow, ParceladoUSA e WeCambio), mas é possível configurar qualquer outra forma de pagamento.

    Simulador de fretes, solicitação e rastreamento de envios, preenchimento da declaração aduaneira e contratação de serviços estão entre as funções disponíveis para seus clientes realizarem de maneira autônoma no sistema.

    Existem 6 transportadoras integradas na BoxControl (LFM Export, WExpress, ABC Packet, Pacote fácil, Homedelivery e Golog) e você consegue emitir as etiquetas diretamente pelo sistema.

    A plataforma permite a criação de cupons de desconto e conta com um programa de afiliados. Para gerenciamento do seu negócio, é possível emitir relatório e gerar invoices de todos os serviços realizados.

    O suporte da BoxControl funciona de segunda a sexta das 09:00 às 18:00 (horário de Brasília). Também é possível abrir chamados na plataforma a qualquer momento e existe uma seção de ajuda online bem completa com diversos manuais de procedimentos da plataforma.

    Segundo a empresa, a implementação do sistema dura no máximo uma semana e consiste no agendamento de reunião para treinamento e configurações gerais.

    Concluímos que a BoxControl é uma excelente opção para profissionais iniciantes e já estabelecidos que querem um sistema completo. Diversos personal shoppers e redirecionadores importantes no mercado são usuários da plataforma, o que mostra a qualidade do produto.

    Como ponto de atenção, destacaria o preço do plano Grande, pois existem alternativas equivalentes que têm um preço menor no mercado.

     

    SolutionsBox

    https://www.solutionsbox.com.br/

    A terceira solução de destaque no mercado é a SolutionsBox.

    Ao contrário dos casos anteriores, ele atua somente como um sistema de redirecionamento e não oferece site ou loja virtual para os seus clientes, apesar dessas funcionalidades estarem previstas para o futuro. Mesmo assim, a plataforma oferece serviço de e-mail em todos os planos.

    Os planos são iguais em termos de funcionalidades, mas diferem em relação à quantidade de clientes que podem ser cadastrados:

    • Basic – USD 29/mês – até 30 clientes,
    • Standard – USD57/mês – até 150 clientes,
    • Professional – USD99/mês até 300 clientes,
    • Enterprise – USD139/mês – clientes ilimitados.

    O sistema gera as suítes de maneira automática de acordo com o cadastro do cliente e tem integração com 5 meios de pagamento (Glin, Paypal, CâmbioReal, Parcelow e ParceladoUSA).

    Com relação às transportadoras, a SolutionsBox não tem integração direta com nenhuma, portanto não gera as etiquetas de envio de maneira automática. Mesmo assim, é possível cadastrar todas as tabelas de frete no sistema e seu cliente pode solicitar as postagens e pagar por elas diretamente no fluxo da plataforma. Ainda em relação aos envios, é possível acompanhar o rastreio dentro do sistema.

    Apesar de não existir uma calculadora de frete, como em outras plataformas, é possível simular um envio e verificar pelo fluxo quanto sairá aquele envio, caso seja concretizado.

    O cliente também pode contratar todos os seus serviços pela interface do sistema, sem que você precise intervir. Para grupos de compras, não existe um módulo próprio, mas a SolutionsBox oferece uma integração com a Freedo, que é um sistema exclusivo para gerenciar grupos de compra.

    A plataforma está preparando uma reformulação onde estão previstos, além da inclusão de loja virtual e site institucional, a emissão de invoices pelo sistema e cadastro de termos de uso.

    Essa atualização deve ser lançada no segundo semestre desse ano (2023) e, por conta disso, a empresa não está aceitando novos clientes no momento. Existe uma fila de espera que terá prioridade na hora do lançamento da nova plataforma. É possível se inscrever pelo site.

    O tempo de implementação segundo a empresa é de 1 a 2 dias depois que o personal ou redirecionador preencher o questionário inicial.

    Consideramos que a SolutionsBox entrega o que um personal shopper precisa para operar com qualidade e preço justo. Cobrar pelo número de clientes atendidos é uma forma de ajudar personal shoppers e redirecionadores que estão começando. O custo vai aumentando à medida que o negócio cresce, mas vale salientar que a partir de 150 clientes, os preços já se assemelham ao dos concorrentes.

    O ponto de atenção é a falta de integração com transportadoras, funcionalidade presente em outros sistemas do mercado. A impressão pelo sistema ajuda muito a vida na hora dos envios e é essencial para quem está com um negócio maior rodando.

     

    PS Place

    https://ps.place/

    A caçula das plataformas é a PS Place. O sistema recém lançado tem como grande novidade ser 100% gratuito para personal shoppers e redirecionadores.

    No modelo desenvolvido pela empresa, quem paga as taxas é o seu cliente. Para cada ordem de pagamento, a plataforma adiciona 2% ao valor solicitado. Funciona assim: se você emitir uma ordem de USD100, o sistema gera uma cobrança de USD102. Após o pagamento, você recebe os seus USD100 e a PS Place fica com USD2.

    Vale ressaltar que a plataforma oferece um programa VIP, onde quem movimentar mais de USD4.500/mês receberá um cashback de 0,5% sobre a sua movimentação mensal, enquanto estiver operando acima desse patamar.

    Falando de funcionalidades, você irá encontrar na PS Place tudo que precisa para operar o seu negócio. O sistema gera uma suíte de forma automática sempre que um cliente se cadastra, você pode incluir quantos serviços quiser e cadastrar infinitas tabelas de frete. A plataforma conta ainda com uma loja virtual para venda de produtos e com a funcionalidade de cupons de desconto para você distribuir por aí.

    Já o seu cliente tem acesso a um simulador de fretes, simulador de custos de compra e pode fazer várias coisas sozinho: contratação de serviços, solicitação e acompanhamento de envio e realização de pagamentos.

    O sistema conta hoje com duas plataformas de pagamento (Glin e ParceladoUSA), mas é possível receber de outras fontes e fazer a baixa manual pelo sistema.

    A PS Place ainda não está integrada com nenhuma transportadora, mas a entrada delas está prevista para março desse ano. Vai acontecer de forma gradual e será possível imprimir as etiquetas pelo sistema.

    Na parte de atendimento, a PS Place criou uma comunidade no Whatsapp para auto suporte dos clientes. Nessa comunidade, os clientes trocam informações, compartilham procedimentos da plataforma e se ajudam em caso de dúvidas.

    A plataforma desenvolveu uma solução própria para organizar os grupos de compra. A empresa defende que organiza não só a divulgação e a geração de pedidos, mas o pós grupo também: quando os pedidos são fechados, antes dos itens subirem na suíte, uma lista é gerada para você. Caso falte algum produto na hora da compra, você marca no sistema a falta de estoque. Os itens comprados sobem na suíte enquanto que os que não foram encontrados viram créditos para o cliente, evitando o cancelamento desses produtos depois.

    Apesar de estar no início, a plataforma é bem completa e feita por quem entende do negócio. A esposa do Jorge, fundador da PS Place, é personal shopper e conhece a fundo as dores do negócio e sabe a importância de fazer coisas que simplifiquem a vida de personal shoppers e redirecionadores.

    Como ponto de atenção colocaríamos a falta de integração com plataformas de pagamento e transportadoras, mas é um fator que deve melhorar com o tempo.

     

    Comparativo

    Funcionalidades do sistema
    World BorderlessBoxControlSolutionsBoxPS Place
    Sistema de controle de suítesEm todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Loja virtualEm todos os planosNos planos Médio e GrandeEm desenvolvimentoSim
    Site institucionalEm todos os planosNos planos Médio e GrandeEm desenvolvimentoNão
    E-mails profissionaisEm todos os planosNos planos com site institucionalEm todos os planosNão
    Cadastro de serviços de Personal (Grupo de compras, Compra assistida, Assessoria de enxoval, etc.)Em todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Cadastro de serviços extras (teste de eletrônicos, caixa reforçada, etc.)Em todos os planosA partir do plano PequenoEm todos os planosSim
    Solução para grupo de comprasEm todos os planosEm todos os planosIntegração com Freedo em todos os planosSim
    Programa de afiliadosEm todos os planosEm todos os planosNãoNão
    Cupons de descontoEm todos os planosA partir do plano PequenoNãoSim
    Cadastro dos termos de uso do serviços de personal shoppers e redirecionadoresEm todos os planosA partir do plano PequenoEm desenvolvimentoSim
    Seção com as principais dúvidas dos seus clientes (FAQ)NãoEm todos os planosEm desenvolvimentoNão
    Relatórios de controleEm todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Emissão de invoicesEm todos os planosEm todos os planosEm desenvolvimentoNão
    Cadastros das tabelas de freteEm todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Funcionalidades para o cliente
    Geração do número automático das suítesEm todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Calculadora de freteEm todos os planosA partir do plano PequenoNãoSim
    Contratação de serviços pela plataforma (auto atendimento)Em todos os planosEm todos os planosEm todos os planosSim
    Solicitação de envio de caixa (auto atendimento)Em todos os planosA partir do plano PequenoEm todos os planosSim
    Preenchimento da declaração aduaneiraEm todos os planosA partir do plano PequenoEm todos os planosSim
    Acompanhamento do código de rastreioEm desenvolvimentoA partir do plano PequenoEm todos os planosSim
    Implementação do sistema
    Migração gratuitaApenas no plano anualEm todos os planosSimSim
    Período de testes disponívelNão, mas possui versão Demo para testes7 dias15 dias para o plano BasicNão, mas a plataforma não exige qualquer compromisso financeiro
    Tempo de implantação5 dias úteis após envio questionário inicialImediata após a contratação do plano1 a 2 dias depois de reponder questionário inicial1 dia
    Integrações externas
    Inclusão de créditos pela plataformaSimSimSimSim
    Meios de pagamento integrados– Glin

    – Paypal

    – Câmbio Real

    – Parcelow

    – ParceladoUSA

    – WeCambio

    – Glin

    – Paypal

    – Câmbio Real

    – Parcelow

    – ParceladoUSA

    – WeCambio

    – Glin

    – Paypal

    – Câmbio Real

    – Parcelow

    – ParceladoUSA

    – Glin
    – ParceladoUSA
    Impressão de etiquetas na plataformaSimA partir do plano PequenoNãoEm desenvolvimento
    Transportadores integradas– WEXPRESS

    – LFM

    – ABC PACKET

    – HOME DELIVERY

    – PACOTE FÁCIL

    – WORLD CLASS PARCEL

    – VIP PARCEL

    – SKYPOSTAL

    – GO LOG

    – LFM EXPORT

    – WEXPRESS

    – ABC PACKET

    – PACOTE FÁCIL

    – HOME DELIVERY

    – GOLOG

    – ENVIATO

    – VIP PARCEL

    – BRINGER

    NãoEm desenvolvimento
    Preços e planos
    Planos oferecidos– Mensal – USD200/mês

    – Semestral – USD180/mês

    – Anual – USD160/mês

    – Grupo de compras – USD29/mês

    – Pequeno – USD99/mês

    – Médio – USD149/mês

    – Grande – USD199/mês

    – Basic – USD29/mês

    – Standard – USD57/mês

    – Professional – USD99/mês

    – Enterprise – USD139/mês

    Plano único
    Onde contratarWorld BorderlessBoxControlSolutions BoxPS Place
    Atendimento
    Horário de atendimentoSegunda a sexta 10:00 às 18:00 Horário de BrasíliaSegunda a sexta 09:00 às 18:00 Horário de BrasíliaSegunda a sexta 08:00 às 18:00 Horário de Brasília24/7 através de comunidade de clientes
    Clientes referência
    – Josi Personal Shopper

    – YOUSABOX

    – Zorzan Redirecionamento

    – Porto in Box

    – Connect Compras USA

    – Red Delaware

    – Eve Personal Shopper

    – Ana Aline Personal Shopper

    – Personal Shopper M&L

    – Filó Manda para mim

    – Braziliana

    – Edi Emporio

    – Packit4you

    – Personal Shipping Orlando

    – American Dream Shopping

    – RP USA

    – Fabi – Redirecionamento e personal shopper

    – Trazpramim

    – Débora na Gringa

     

     

    E qual o mais indicado para você?

    O mercado oferece diversas opções para todos os bolsos e tamanhos de negócio, avalie cada solução e entre em contato com as empresas para entender melhor como cada sistema funciona e qual se encaixa melhor na sua realidade.

    Artigos relacionados

    Quer receber conteúdos exclusivos no seu e-mail?

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mundo de personal shoppers e rediorecionadores

    plugins premium WordPress

    Muito obrigado por se inscrever na nossa newsletter

    A partir de agora, você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail e será notificado sempre que houver atualizações por aqui.