Notícias

Pix Parcelado: regulação será publicada em outubro; entenda

Pix Parcelado
Conteúdo

O Banco Central (BC) anunciou que a regulação do Pix Parcelado será publicada na última semana de outubro de 2025.

A norma trará a definição padronizada do produto, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. As soluções privadas de crédito ou diferimento de pagamento vinculadas ao Pix, que já são amplamente utilizadas, poderão continuar sendo oferecidas, desde que estejam de acordo com a nova regulação.

Pix Parcelado
Marcello Casal JrAgência Brasil

Leia mais: Comparando o Pix com TED, DOC e cartão: quais são as diferenças?
Como fazer um Pix para uma conta internacional? Veja possibilidades

A regulação detalhará também os procedimentos operacionais e a padronização da experiência do usuário tanto para a contratação do crédito associado à transação de pagamento quanto para o pagamento das parcelas.

O detalhamento completo será publicado no início de dezembro de 2025. Após isso, as instituições financeiras terão um prazo para se adequar às novas regras estabelecidas pelo BC.

Essa informação foi divulgada durante a reunião do Fórum Pix, realizada no dia 2 de outubro. O Fórum Pix é um comitê consultivo permanente que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil, com a função de subsidiar o BC na definição das regras do sistema.

Além do Pix Parcelado, o Banco Central também anunciou uma nova funcionalidade que entrou em vigor a partir de 4 de outubro. O BC começará a bloquear chaves Pix identificadas pelas instituições como associadas a golpes e fraudes, reforçando a segurança do sistema de pagamentos.

Sobre o Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), permitindo transferências entre contas em segundos, disponível 24/7, incluindo feriados. E

le oferece vantagens como rapidez, baixo custo, segurança, e acessibilidade, além de ser amplamente aceito, com o Pix podendo ser usado para transferências entre pessoas, empresas e até órgãos públicos.

Dentre suas características, o Pix se destaca pela facilidade de uso, que pode ser feito por meio de QR Code ou Chave Pix (CPF, CNPJ, e-mail, telefone celular), e pela segurança proporcionada por medidas como autenticação e rastreabilidade das transações.

O Pix também se diferencia dos meios tradicionais de pagamento, como TED e DOC, por ser sem limites de horário e com liquidação imediata.

Cadastre-se agora mesmo e experimente a praticidade de receber pagamentos internacionais com a Glin. Não perca tempo com processos complicados — deixe a Glin facilitar sua operação de pagamentos!

Artigos relacionados