PT

EN

Pagamentos

Por que pagamentos parcelados são tão importantes para sua negócio no exterior que vende para brasileiros?

Pagamento parcelado: como implementar em loja do exterior que vende para brasileiros?

Conteúdo

As formas de pagamento fazem toda a diferença na hora de converter seu cliente em potencial. E quando se fala no cliente brasileiro, o pagamento parcelado é obrigatório para conquistar o público. Apesar disso, muitas lojas no exterior têm dificuldade de facilitar as condições e acabam perdendo clientes nacionais. 

Na hora de convencer o cliente a fechar a compra ou serviço com seu negócio, existem muitas variáveis. É claro que o custo muda a perspectiva, mas não é o único fator. Muitas vezes, outros pontos acabam prejudicando sua empresa. E um deles é não oferecer pagamento parcelado.

 

O consumidor brasileiro e o pagamento parcelado

Nem todos os públicos têm o hábito de comprar a prazo, mas no Brasil, essa prática ainda lidera o comportamento de consumo. A pesquisa “Relação com Dinheiro”, feita pelo Serasa, mostra que 7 em cada 10 consumidores parcelam suas compras. 

Existem diferentes razões para esse fenômeno, mas a principal delas é a necessidade de organizar o orçamento. 

Considerando o custo alto de compras, nem sempre é possível incluí-las em um só mês. Justamente por isso, a tendência do pagamento parcelado pode parecer a melhor opção para o consumidor brasileiro.

Compras de ticket alto

A prática é ainda mais comum quando o consumidor busca objetos de alto valor. Eletrodomésticos, por exemplo, são compras que comprometem o orçamento mensal e, por isso, os clientes preferem o pagamento parcelado.

Pagamento parcelado no cartão de crédito 

Outra vantagem do pagamento parcelado é que ele faz uso do cartão de crédito. Segundo o estudo do Serasa, 37% dos portadores de cartão de crédito utilizam para gastos essenciais (alimentação e transporte) e 61% fazem pagamento parcelado.

É claro que existem pontos a serem considerados, como taxas de juros para saldo rotativo e multas. 

Ao mesmo tempo, o cartão de crédito tem benefícios como proteção de compra, descontos, cashback em determinados segmentos e milhas aéreas.

 

Pagamento parcelado fora do país

As lojas no Brasil estão acostumadas com a preferência pelo pagamento parcelado. Inclusive, muitas aproveitam a oportunidade para fidelização de clientes, com parcelamento sem juros, cartões de crédito cobranded e descontos para clientes cadastrados nos programas de compras.

Porém, isso ainda não é comum em outros lugares. Nos EUA, por exemplo, a prática não é tão popular. O país conta com sistemas de pagamento buy now, pay later (compre agora e pague depois) em alguns segmentos do varejo, mas eles geralmente não são tão flexíveis, funcionando mais como um empréstimo de poucos meses do que o tradicional pagamento parcelado no cartão de crédito em 10x sem juros.

Ainda assim, a prática não é tão usada. Estudos nos EUA mostram que cerca de 17% dos consumidores do país usaram o buy now pay later, grande diferença do mercado brasileiro. Além disso, a modalidade exige plataformas e serviços extra. 

Na prática, significa que o cliente não pode usar seu cartão direto, mas sim um serviço como AfterPay, Affirm ou Paypal para concluir a compra. E, de forma geral, são apenas quatro parcelas antes dos juros.



    A melhor plataforma para você
    Receber Pagamentos do Brasil

    5 motivos para começar a usar o Glinpay hoje:
    • Sistema gratuito: Você não paga nada para receber com a Glin

    • Agilidade: Seu dinheiro na sua conta em 1 dia útil

    • Melhores taxas para seu cliente: Utilizamos o dólar comercial como referência. Seu cliente economiza de 7%-10% em relação ao cartão de crédito internacional

    • Facilidade: Aprovamos o seu cadastro na plataforma em 2 dias (Não precisa ter empresa aberta)

    • Praticidade: Seu cliente paga parcelado em até 12x no cartão (nacional ou internacional) ou à vista no PIX

    Veja como funciona

    Empresas que vendem para brasileiros no exterior

    E quando sua empresa está sediada no exterior, mas trabalha diretamente com brasileiros? O recebimento por transferência bancária, dinheiro ou apenas uma parcela no cartão pode afastar clientes em potencial. 

    Serviços de viagens e turismo

    No caso de profissionais de turismo, o contato com clientes brasileiros pode fazer toda a diferença de ambos os lados da experiência. Afinal, se um brasileiro visita o exterior, pode preferir contratar serviços em sua língua e facilitar o diálogo.

    Porém, de forma geral, os viajantes preferem usar o pagamento parcelado no cartão, considerando o alto custo de viagens. Além disso, os riscos de viajar com dinheiro podem dificultar as transações de maior valor. Nesse sentido, oferecer pagamento parcelado é uma forma de garantir mais receptividade a seus clientes, mesmo com cartões emitidos no Brasil. 

    Personal shoppers e outras compras

    Muitos brasileiros oferecem serviços de compras de outros países. Mas como a taxa de câmbio já aumenta o valor final da compra, é necessário trazer um pagamento seguro para o crescimento de seu negócio.

    Como as compras normalmente são online, basta criar um link de pagamento seguro para que seu potencial cliente se sinta confortável em concluir a compra sem taxas de transferência bancária internacional e com a proteção de compra do emissor do cartão.

    Imigração e trabalho

    Uma situação em que os brasileiros preferem fazer negócios com outros brasileiros fora do país é para concluir processos de imigração. Como esse procedimento pode ser caro e longo, exige um grande planejamento.

    A oferta de pagamento parcelado é fundamental, já que o cliente consegue inserir os trâmites legais e burocráticos em seu orçamento pessoal, mesmo antes de sair do país. Dessa forma, seus serviços podem atingir mais pessoas.

    Escolas de idiomas e centros de formação

    O mesmo vale para cursos no exterior. Escolas de idiomas, por exemplo, são ótimos espaços para uma imersão na cultura local, mas muitos clientes brasileiros não conseguem usufruir dessa oportunidade pelo alto custo.

    Nesse sentido, um brasileiro no exterior que busque oferecer seus serviços educativos para outros brasileiros precisa entender sua forma de consumo e pagamento. O pagamento parcelado tem um papel muito importante aqui.

     

    Como oferecer pagamento parcelado no exterior

    Apesar de existirem serviços de parcelamento, eles não são compatíveis com o consumidor brasileiro e têm taxas proibitivas para o prestador de serviços. Também dificultam o recebimento, com até 30 dias de fundos inacessíveis. Nossa solução, a Glinpay, oferece uma plataforma ideal para pagamentos de brasileiros no exterior.

    O empresário cria um link exclusivo e seguro de pagamento, em que o cliente pode concluir com PIX ou até 12x fixas no cartão. O pagamento chega no dia seguinte, ou seja, é ideal também para quem recebe. Dessa forma, fica mais simples fechar negócios com clientes brasileiros e manter a sustentabilidade financeira de sua empresa no exterior.

    Conheça mais detalhes sobre o Glinpay e como podemos ajudar sua empresa a crescer.

    Artigos relacionados

    Quer receber conteúdos exclusivos no seu e-mail?

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no mundo de personal shoppers e rediorecionadores

    plugins premium WordPress

    Muito obrigado por se inscrever na nossa newsletter

    A partir de agora, você receberá conteúdos exclusivos no seu e-mail e será notificado sempre que houver atualizações por aqui.