Larisse Pontes é uma advogada brasileira que encontrou em Portugal a oportunidade de expandir sua carreira e realizar seus sonhos.
Fundadora da LP Advocacia Internacional, um escritório especializado em Direito Migratório e Nacionalidade Portuguesa, Larisse compartilha como sua trajetória, desafios e a adaptação ao novo mercado transformaram sua visão e seu negócio.


Leia mais: Empreendedor brasileiro nos EUA: como Robson Granero fundou a Mobility Unbound
+ Empreender no exterior: conheça a trajetória da fundadora da Destinos Objetivos, consultoria de imigração e nacionalidade europeia
Do Brasil para Portugal
Larisse começou sua carreira no Brasil como Assessora Jurídica na Procuradoria Geral do Estado do Ceará. Atuava no setor PROSAÚDE, lidando com políticas públicas na área da saúde em parceria com o Ministério da Saúde e governos estaduais e municipais. Suas principais atribuições envolviam o apoio técnico, elaboração de petições e análise de pareceres jurídicos.
No entanto, sua visão de futuro mudou quando decidiu empreender fora do Brasil. Em 2018, Larisse se mudou para Portugal para cursar um mestrado na Universidade do Porto. Essa experiência, combinada com a pandemia e o avanço digital, despertou nela a vontade de buscar novos horizontes profissionais e empreendedores.
“Sempre tive muita ambição e coragem. Sou movida a desafios, mesmo correndo riscos. Gosto de gente e tenho perfil de liderança, o que naturalmente me levou a bons resultados em vendas”, compartilha Larisse sobre a decisão de se tornar empreendedora.
A LP Advocacia Internacional
Em Portugal, Larisse fundou o escritório LP Advocacia Internacional, especializado em Direito Migratório e Nacionalidade Portuguesa.
O escritório atende principalmente empresários, investidores e profissionais qualificados que buscam não apenas orientação jurídica, mas também um parceiro estratégico para sua internacionalização. “Nossa missão é transformar em realidade os sonhos e projetos dos nossos clientes, por meio de um atendimento personalizado e pautado na excelência”, explica Larisse.
Com uma sede no Porto, a empresa oferece soluções jurídicas completas, auxiliando seus clientes no processo de morar, empreender, estudar ou investir em Portugal, sempre com foco em segurança, eficiência e suporte jurídico qualificado.
Saiba mais: Empreendedor internacional: conheça a trajetória de Ketlen Gomes, que realiza o sonho de brasileiros que querem se casar no exterior
+ 10 conselhos de empreendedores internacionais para quem também quer empreender no exterior
Desafios de empreender fora
Apesar do sucesso atual, Larisse enfrentou desafios significativos ao abrir sua empresa em um novo país. A adaptação às diferenças culturais e jurídicas foi um dos primeiros obstáculos.
Ela lembra: “nós, brasileiros, somos mais ‘agressivos’ nas vendas. No início, precisei absorver alguns costumes e adaptar a mentalidade empreendedora brasileira à realidade europeia, que tem um ritmo e formas de relacionamento completamente distintos”.
Outro desafio foi construir uma rede de contatos sólida em um país onde ainda estava se estabelecendo. “Com muito estudo, parcerias estratégicas e foco em entregar um serviço de excelência, consegui transformar esses desafios em aprendizados e resultados positivos”, afirma Larisse.


Conselhos para empreendedores brasileiros no exterior
Com sua experiência, Larisse oferece conselhos para empreendedores brasileiros que desejam começar um negócio no exterior. “Estude profundamente o mercado local e se cerque de profissionais que entendam da legislação, da cultura e dos costumes do país. O risco de frustração sem um planejamento adequado é imenso”, alerta.
Além disso, ela enfatiza a importância de ter paciência e persistência. “O reconhecimento e os resultados não vêm da noite para o dia. O caminho pode incluir obstáculos como excesso de burocracia, preconceito e xenofobia. É importante adaptar-se ao novo cenário e construir uma reputação sólida, baseada em ética e entrega de valor”.
Por fim, Larisse recomenda que os empreendedores vejam as diferenças culturais como oportunidades: “Onde muitos veem barreiras, busque ver crescimento. Foi assim que consegui transformar o árduo desafio de imigrar em grandes conquistas”.
Com a Glin, empresas estrangeiras recebem pagamentos em reais com conversão automatizada e depósito no dia seguinte, garantindo agilidade no fluxo de caixa e eficiência operacional. Cadastre-se agora mesmo aqui.