Notícias

5 anos de Open Finance: veja o que é e impactos da inovação

Open Finance completa 5 anos
Conteúdo

O Open Finance no Brasil está celebrando 5 anos de regulamentação e, para marcar a data, o Banco Central (BC) promoveu um evento especial no dia 28 de agosto de 2025, destacando as conquistas do ecossistema e apresentando os próximos passos para continuar a transformação digital no sistema financeiro.

Open Finance completa 5 anos

Leia mais: Limites de valor para transações Pix: o que você precisa saber
O que é e como funciona o Open Banking?

O que é o Open Finance?

O Open Finance é um sistema de finanças abertas que permite aos consumidores compartilharem seus dados financeiros entre diferentes instituições financeiras, de forma segura e controlada.

Com isso, as instituições podem oferecer produtos mais personalizados, como crédito, investimentos e soluções de pagamento, atendendo melhor às necessidades e perfis dos clientes.

O impacto do Open Finance nos últimos 5 anos

Nos últimos 5 anos, o Open Finance no Brasil tem mostrado um crescimento. Veja alguns números divulgados pelo Banco Central:

  • 103 milhões de autorizações de compartilhamento de dados, envolvendo 68 milhões de contas;

  • R$1,16 bilhão movimentados em pagamentos e transferências apenas no mês de julho de 2025;

  • R$31 bilhões em operações de crédito originadas pela análise de dados compartilhados;

  • O número de autorizações saltou de 42 milhões para 62 milhões entre 2024 e 2025, representando um crescimento de 48%;
  • O uso do Pix via Open Finance também cresceu 8 vezes no último ano, passando de 546 mil transações em julho de 2024 para 4,7 milhões em julho de 2025.

Esses números mostram o impacto que o Open Finance tem tido no mercado financeiro, tanto para os consumidores, que se beneficiam de melhores ofertas e condições, quanto para as instituições, que se modernizam e adaptam suas operações ao novo cenário digital. Veja alguns outros destaques:

1. Crédito mais acessível e personalizado

A análise de dados do Open Finance permitiu que mais consumidores tivessem acesso a crédito com condições mais vantajosas. Com a melhoria na avaliação do perfil financeiro, as instituições podem oferecer taxas de juros mais baixas e produtos financeiros mais adequados às necessidades dos clientes.

2. Pagamentos mais rápidos e convenientes

O Pix, que já é uma das soluções de pagamento mais populares no Brasil, se integrou ao ecossistema de Open Finance, permitindo que consumidores realizem pagamentos instantâneos de maneira mais conveniente. Funcionalidades como o Pix por aproximação e transferências inteligentes estão ampliando ainda mais as opções de pagamento.

3. Portabilidade de Crédito

A portabilidade de crédito, um dos grandes avanços planejados para os próximos anos, permitirá que consumidores transferirem seus empréstimos para instituições que ofereçam melhores condições de taxas de juros. Com o Open Finance, esse processo será mais rápido e eficiente, trazendo mais competitividade para o mercado de crédito.

Confira: O que é fluxo cambial? Veja como funciona
Qual é o papel do Banco Central e por que ele importa nos pagamentos internacionais?

O futuro do Open Finance

Com a celebração de 5 anos de regulamentação, o Banco Central delineou os próximos passos para continuar a evolução do Open Finance no Brasil. Alguns dos principais destaques da agenda para os próximos anos incluem:

1. Portabilidade de crédito e salário

O Banco Central está trabalhando na implementação da portabilidade de crédito por meio do Open Finance, com foco inicial no crédito pessoal clean. A portabilidade de salário também está em fase de planejamento, o que permitirá que os consumidores escolham melhores opções para o recebimento de seus salários.

2. Pix automático e transferências inteligentes

Com o Pix automático, os consumidores poderão realizar pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de água e luz, por exemplo, sem precisar autorizar cada transação. As transferências inteligentes permitirão programar movimentações automáticas entre contas, como quando o saldo de uma conta estiver negativo, evitando o uso de cheque especial.

3. Aumento da acessibilidade

A expansão do Open Finance para incluir novos serviços e funcionalidades, como consultas de saldo antes de realizar pagamentos e alterações nos limites para Pix por aproximação, promete aumentar ainda mais a acessibilidade e conveniência das transações financeiras.

A Glin é uma plataforma de pagamentos internacionais especializada em conectar empresas no exterior a clientes brasileiros. Oferece soluções como PIX e cartão de crédito (parcelado em até 12x), garantindo taxas competitivas, suporte completo e agilidade com dinheiro disponível no dia seguinte. É ideal para negócios que buscam simplicidade e eficiência no mercado global. Conheça melhor a Glin!

Artigos relacionados