Notícias

BC Protege+: Banco Central lança serviço contra fraudes

Banco Central
Conteúdo

O Banco Central do Brasil lançou nesta segunda-feira (1) o BC Protege+, um serviço gratuito voltado para a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes envolvendo a abertura de contas ou inclusão de titulares e representantes em contas financeiras, utilizando identidades falsas.

Com o objetivo de proporcionar maior segurança e transparência, a nova funcionalidade estará disponível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e tem como foco a prevenção de fraudes no Sistema Financeiro Nacional.

Banco Central
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Leia mais: 4 sinais de que seu negócio deveria aceitar o Pix como meio de pagamento
Qual é o papel do Banco Central e por que ele importa nos pagamentos internacionais?

Como funciona o BC Protege+?

O lançamento do BC Protege+ busca atender a uma demanda crescente da sociedade por mais segurança nas transações financeiras e vem como uma ferramenta adicional às já existentes, como as verificações de identidade pelas instituições financeiras. O BC Protege+ não substitui os processos de segurança já praticados, mas atua como uma camada extra para proteger os dados dos cidadãos contra fraudes que utilizem identidade falsa.

O serviço permite que os usuários comuniquem ao sistema financeiro que não desejam que suas informações sejam utilizadas para abrir contas correntes, de poupança ou de pagamento pré-pagas, ou para serem inclusos como titulares ou representantes em qualquer conta.

Ao ativar o BC Protege+, o cidadão garante que qualquer tentativa de abertura ou inclusão em contas será bloqueada, caso sua proteção esteja ativada.

As informações fornecidas no sistema são diretamente vinculadas ao banco de dados do Banco Central e as instituições financeiras que quiserem realizar uma nova abertura de conta ou adicionar titulares e representantes devem consultar o sistema. Caso a proteção esteja ativada, a operação não será realizada até que o usuário desative a proteção, garantindo mais segurança e autonomia ao cliente.

Acesso ao serviço

Para acessar o BC Protege+, é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada. O processo de ativação é simples e pode ser feito diretamente no site do Banco Central, dentro da área logada do “Meu BC”. O serviço é on-line, permitindo ativação ou desativação a qualquer momento, com efeito imediato.

Confira: O que é tokenização e como funciona?
Fintech: entenda o que é e diferença para bancos digitais

Benefícios para empresas e cidadãos

Além de proteger dados pessoais, o BC Protege+ oferece transparência sobre quais instituições consultaram os dados do CPF ou CNPJ do usuário e qual foi o motivo da consulta.

Com isso, os cidadãos poderão acompanhar de forma simples e clara como suas informações estão sendo usadas, o que contribui para um maior controle sobre a privacidade e segurança.

Para as empresas, a funcionalidade representa uma oportunidade de mitigar riscos relacionados à fraude, especialmente em um cenário onde a utilização de documentos falsificados e identidades forjadas se torna cada vez mais frequente.

Com a proteção adicional, as instituições financeiras terão uma ferramenta mais robusta para garantir a autenticidade das transações.

Para saber mais sobre como a Glin pode ajudar a sua empresa a aceitar pagamentos por Pix e facilitar as transações internacionais, entre em contato conosco e comece agora mesmo a otimizar seus processos de pagamento! Conheça melhor a Glin!

Artigos relacionados